8 passos para levar o Mindfulness para a sua alimentação
Por Reconecta em fevereiro 22, 2020
O dia a dia corrido muitas vezes transforma o momento da alimentação em mais uma atividade a ser feita às pressas.
Infelizmente é muito comum que pessoas comam assistindo à televisão, mexendo no computador ou celular e até mesmo enquanto trabalham.
Também é comum que a alimentação se transforme em uma recompensa para todo o estresse e excesso de trabalho da rotina.
Em ambos os casos, a comida não é apreciada como deve ser.
Não se tem real noção de quando se está comendo por fome ou por vontade de comer. Não se sabe quando já se está saciado ou se está comendo apenas por gula.
O resultado pode ser excesso ou falta de comida, pode ser emagrecimento ou ganho de peso e quase sempre é um momento sem grande significado.
O que você está comendo?
Você sabe o que você está comendo? Você de fato conhece a comida que está no seu prato?
Muito além de suas origens, limpeza e preparo, o momento da alimentação é um momento de autocuidado, de autogentileza, de saúde.
É possível praticar o Mindfulness no momento das refeições e vamos te contar 8 passos inspirados em matéria (https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/8-steps-to-mindful-eating) da Harvard Medical School, com base no livro “Savor: Mindful Eating, Mindful Life”:
1-Uma alimentação “mindful” começa pela lista de compras! Considerar os valores para a saúde de cada item ajuda a evitar a compra compulsiva. Evitar os alimentos processados é outro truque, afinal, neles você realmente não sabe o que está comendo;
2-Não espere ficar faminto para comer! Pular ou adiar refeições te deixará com excesso de fome, o que vai te fazer comer com pressa, mais preocupado em se satisfazer do que em realmente curtir a sua comida;
3-Coloque porções pequenas em seu prato;
4-Aprecie a comida. Contemple seu prato, os processos e as pessoas que possibilitaram que ele estivesse na sua mesa. Seja grato.
5-Explore todos os seus sentidos. Cozinhando, servindo ou comendo, esteja atento a todos os detalhes. As cores dos alimentos, texturas, aromas, sons que fazem durante o preparo ou mesmo durante a mastigação. Tente identificar os ingredientes, os temperos utilizados, as sensações que te causam, se te lembram de algo como a infância;
6-Coma pedaços pequenos e repouse os talheres entre as garfadas. É mais difícil apreciar a comida de boca cheia;
7-Mastigue, mastigue, mastigue! Não é para focar no número de vezes que vai mastigar o alimento, mas mastigar prestando atenção em como ele se transforma na sua boca, nos sabores que aparecem. A casquinha crocante, o interior suculento, a cobertura doce e o recheio amargo… todas as sensações são reveladas na mastigação;
8-Não tenha pressa. O momento da comida é para ser apreciado, vivido por completo. Separe pelo menos alguns minutos para comer com Atenção Plena antes de conversar com as outras pessoas sentadas à mesa ou seguir para outras tarefas.
O Mindfulness é a busca e o estado mental de estar intencionalmente com a atenção focada no momento presente.
Prestar atenção em cada alimento e em cada etapa da sua alimentação é ter um momento para si mesmo e para treinar o Mindfulness no seu dia a dia.
Você perceberá como a comida ficará muito mais gostosa e como a sua relação com a alimentação mudará para melhor.
E então, qual o prato do dia?