O Mindfulness te deixará presente na sua própria vida

Pode parecer estranho dizer que o Mindfulness deixará você presente na sua própria vida, mas continue lendo que você entenderá melhor.

Você acorda, respira, trabalha, estuda, faz exercícios, cuida dos filhos, animais de estimação… mas você está de fato presente em tudo que você faz?

Uma das maiores lacunas que existe na vida de uma grande parcela das pessoas na atualidade é a PRESENÇA.

A rotina é corrida, as tarefas se acumulam, o pensamento não para e um estado automático acaba se instalando nas diversas esferas da vida: em casa, no trabalho, na escola, nas relações pessoais e assim por diante.

Não prestamos atenção em nossos corpos, em nossa respiração, em nossos pensamentos, nas nossas relações familiares, amorosas, profissionais e de amizade, nas atividades que estamos desenvolvendo e tudo acaba sendo feito “para ser concluído”, para alcançar metas, resultados.

Mas é possível mudar essa situação.

 

Atenção Plena

A tradução de Mindfulness para o português é Atenção Plena e o nome é mais que adequado.

A prática do Mindfulness proporciona o estado mental e o treino da habilidade de focarmos a atenção no momento presente, o que significa perceber as coisas como elas são, sem julgamentos, sem reatividade e com muito mais consciência.

O Mindfulness é uma ferramenta poderosa, criada com inspiração em práticas meditativas budistas milenares, com o diferencial de não ter nenhum vínculo religioso.

Seus benefícios o transformaram em terapia complementar usada no combate a problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse, melhoria de dores, de problemas do sono e muito mais.

Os efeitos são cientificamente comprovados e quem pratica o Mindfulness tem resultados até mesmo no cérebro (https://reconectamindfulness.com.br/o-mindfulness-e-a-ciencia/)!

 

Para todos

O Mindfulness é uma prática meditativa muito democrática. Não envolve credos e não tem posições específicas, o que permite sua prática mesmo por pessoas com alguma limitação física.

A melhor forma de aprendê-lo é com um bom curso de introdução ao Mindfulness (saiba mais sobre os cursos do Reconecta aqui (https://reconectamindfulness.com.br/), mas para te ajudar a começar nesse caminho rumo a uma nova percepção de você mesmo e do mundo à sua volta, ensinaremos abaixo uma prática rápida, chamada de Prática dos 3 Passos, ou mesmo Prática dos 3 Minutos.

Ela é excelente para ser praticada em situações delicadas, que te exigem total foco, consciência e presença para lidar com elas.

Vamos lá!

Passo 1: Adote uma posição confortável, sentado ou deitado, que te permita ficar alerta. Feche os olhos e, aos poucos, direcione sua atenção para o seu corpo: como é o contato dele com o chão ou a cadeira em que você está? Qual a temperatura que você sente na pele? Há desconforto? Os pensamentos estão calmos ou acelerados? Deixe que eles cheguem, mas deixe-os ir embora. Preste atenção em você;

Passo 2: Leve, calmamente, a sua atenção para a sua respiração. Preste atenção em como o ar entra e sai pelas suas narinas, em como o seu corpo se mexe enquanto você respira, quais sons você emite. Não precisa fazer uma respiração específica, rápida ou lenta. Apenas observe o seu respirar natural por um tempo;

Passo 3: Volte gradualmente a sua atenção para as sensações do seu corpo e depois para o ambiente em que você se encontra. Abra os olhos e retorne calmamente às suas tarefas.

Experimente e depois nos conte como foi.