Mindfulness: uma ferramenta de autoconhecimento
Por Reconecta em abril 7, 2021
Mindfulness é traduzido para o português como Atenção Plena e essa atenção diz respeito a tudo, incluindo a nós mesmos.
Vivemos em um mundo acelerado, bombardeado por informações em tempo integral e em tempo real. É comum que a nossa atenção se volte para tudo que está acontecendo ao nosso redor, mas será que estamos atentos a nós mesmos?
O Mindfulness pode ajudar você nesse caminho inverso, de direcionar para você mesmo o seu olhar, que talvez agora esteja focado em outros lugares.
O Mindfulness é uma prática meditativa, definido como a habilidade e o estado mental de manter o foco atencional no momento presente, com abertura e aceitação, sem julgamentos.
Isso significa muito mais do que pode parecer!
A seguir explicaremos o que tudo isso quer dizer e como o Mindfulness será um aliado no seu caminho para o autoconhecimento.
Habilidade x Estado Mental
Ali em cima dissemos que o Mindfulness é a habilidade e o estado mental de manter o foco atencional no momento presente.
Ele entra nessas duas categorias (habilidade e estado mental) porque Mindfulness não é apenas o nome dessa modalidade de meditação, mas também o nome do estado mental de consciência do momento presente.
A cada prática de Mindfulness é desenvolvida a habilidade que você tem de direcionar o seu foco atencional.
Essa habilidade deverá ser utilizada não só nos momentos em que você escolher reservar um tempo para a prática do Mindfulness, como em sua vida diária.
Ela é um recurso consciente de inteligência emocional, de autocontrole, de relaxamento e de autoconhecimento.
As práticas de Mindfulness são importantes porque elas treinam você para desenvolver essa capacidade bonita de conhecer e reconhecer as emoções e as sensações que qualquer episódio pode lhe causar.
O estado mental chamado Mindfulness é alcançado a partir do treino dessa habilidade, quando você atinge um nível mais alto de controle do foco atencional e vive o Mindfulness em sua plenitude.
Não podemos ser reducionistas e diminuirmos o Mindfulness a apenas uma prática ou uma característica.
Ele nomeia práticas, habilidades, estado mental e um estilo de vida dedicado ao momento presente.
Foco atencional
Foco atencional é para onde você direciona a sua atenção e ele precisa ser treinado porque a atenção tem diversas variáveis, que precisam ser consideradas.
A atenção pode se dedicar a algo mais amplo ou a algo totalmente específico. Ela pode ser momentânea ou pode ser sustentada por um período de tempo longo. Ela pode ser seletiva, ignorando distrações, ou mesmo dividida, englobando duas ou mais atividades.
É por ter formas diferentes de existir que é preciso treinar a atenção em busca da Atenção Plena, alvo do Mindfulness.
A Atenção Plena é o direcionamento da atenção para o momento presente, para o que está acontecendo no agora em você. Outro trunfo para que você possa se conhecer.
Momento presente
Quando você pensa em momento presente, você pensa em quê? O momento presente para o Mindfulness é o agora, é este exato momento.
Há um mundo de coisas acontecendo no mundo o tempo inteiro, então, o Mindfulness direciona você nesses acontecimentos.
Uma forma de exemplificar é com algumas práticas de Mindfulness:
Se você usará o seu corpo como âncora atencional durante a prática, o foco deverá ir para cada sensação que o seu corpo estiver vivenciando naquele momento. Calor, frio, dor, conforto…