Você sabe o que são “soft skills”?
Por Reconecta em outubro 7, 2019
“Soft skills” são as suas habilidades pessoais, são as características que dizem respeito ao seu jeito de ser, ao seu comportamento e à sua maneira de lidar com os desafios e com o trabalho.
O Mindfulness pode ser uma “soft skill”, assim como pode ser aliado no aprimoramento de outras “soft skills” e também um bom amigo das suas “hard skills”.
Hard skills
Enquanto as “soft skills” são subjetivas, as “hard skills” são técnicas, dizem respeito a conhecimentos específicos.
Elas são as habilidades e capacidades que você coloca no seu currículo, como graduação, especialização e curso de idiomas.
Só que cursos não definem quem uma pessoa é como profissional.
O que o mercado espera
Comunicação, pensamento crítico, liderança, atitude positiva, trabalho em equipe e ética no trabalho estão entre as “soft skills” mais valorizadas nas empresas, segundo o Vagas.com (https://www.vagas.com.br/profissoes/6-soft-skills-mais-demandadas-pelos-empregadores/), e a cada dia essas habilidades se tornam mais importantes para o mercado.
84% das empresas estão abertas a contratarem profissionais que não atendam todos os requisitos para as oportunidades oferecidas, segundo pesquisa da Robert Half (http://rh-us.mediaroom.com/2019-03-19-Survey-42-Percent-Of-Job-Applicants-Dont-Meet-Skills-Requirements-But-Companies-Are-Willing-To-Train-Up).
O motivo fica claro em uma declaração do diretor executivo sênior da empresa, Paul McDonald:
“Os trabalhadores podem ser treinados nas tarefas para uma função, mas indivíduos com as “soft skills” certas e que se encaixam na cultura corporativa são muitas vezes mais difíceis de encontrar”.
Em 2015 o Bloomberg Job Skills Report (https://www.bloomberg.com/graphics/2015-job-skills-report/) mostrou que pensamento estratégico, liderança e solução criativa de problemas eram as habilidades mais procuradas pelas empresas e mais difíceis de encontrar.
E este ano o Financial Times (https://www.ft.com/content/74d3c16a-1f35-11ea-92da-f0c92e957a96) não previu uma lista muito diferente, considerando adaptabilidade, criatividade, inteligência emocional, “personal branding” e conhecimento tecnológico como as 5 habilidades essenciais para se ter sucesso em 2020.
Soft skills e Mindfulness
O Mindfulness é o nome do estado mental e da prática meditativa que busca mais presença, que treina a atenção para que ela esteja sempre voltada para o presente.
É assim que ele não só colabora para o desenvolvimento das suas “soft skills”, como também pode ser considerado uma delas.
O Mindfulness proporciona ao seu praticante uma maior habilidade de direcionamento do foco, de consciência sobre as coisas como elas são, com menos julgamento, menos reatividade e mais aceitação.
Essas são valiosas vantagens para os profissionais, que alcançam mais inteligência emocional, mais produtividade, mais criatividade, melhor comunicação e habilidade de liderança, menos estresse, menos ansiedade e muito mais qualidade de vida.
Prova disso é que o Google adota o Mindfulness desde 2007 (https://reconectamindfulness.com.br/voce-sabia-que-o-mindfulness-esta-no-google-e-nao-e-apenas-como-resultado-da-barra-de-buscas/).
Os benefícios do Mindfulness no trabalho são muitos e você descobre todos eles neste outro post aqui (https://reconectamindfulness.com.br/como-o-mindfulness-vai-melhorar-o-seu-trabalho/).
Agora que você já sabe o que são as “soft skills” e sabe como o Mindfulness pode ser um aliado, vamos praticar?