Você sabia que o Mindfulness está no Google?
Por Reconecta em julho 25, 2019
Pois o Mindfulness está no Google e não é apenas como resultado da barra de buscas!
A empresa americana de Tecnologia se tornou líder no mercado e uma referência em serviços e resultados.
São muitos os fatores que levaram a multinacional a atingir o patamar que tem hoje e podemos ousar dizer que um deles foi o Mindfulness.
Essa prática meditativa que busca treinar o foco atencional para alcançar mais presença no agora, no momento presente, começou em 2007 uma história com a multinacional.
O Mindfulness e o Google
O Google começou a vivenciar os benefícios do Mindfulness com a criação do programa Search Inside Yourself, em 2007.
O programa foi resultado da colaboração de especialistas em Mindfulness, Neurociência e Inteligência Emocional.
Ele trabalha aspectos como:
-Liderança
-Empatia
-Motivação
-Autogestão
-Autoconsciência
-Atenção Plena
No início o programa era apenas interno, mas os resultados foram tão positivos e ele se tornou tão popular, que em 2012 se transformou em um “Instituto de Liderança”, independente e sem fins lucrativos (https://siyli.org/).
Procure no Google e dentro de você
O Search Inside Yourself, cujo nome pode ser traduzido como “Procure Dentro de Você”, ajuda a desenvolver as habilidades de liderança e de inteligência emocional para intensificar o foco, gerenciar o estresse, melhorar a resiliência e o aproveitamento da criatividade dos profissionais.
O resultado?
Mais pessoas ganhando autoconsciência, melhorando suas habilidades de comunicação, liderando com compaixão e alcançando mais bem-estar e felicidade.
O feedback de mais de 1.500 participantes de cursos ministrados em 20 países revelou no relatório de 2019 que:
-66% sentiram uma melhor habilidade em reduzir o estresse após o programa;
-60% declararam maior habilidade de se recuperarem de uma situação emocionalmente desafiadora;
-65% perceberam melhora na habilidade de aumentar o foco e retornar para o momento presente;
-66% notaram redução do estresse após passarem pelo programa;
-64% perceberam o aumento do seu sentimento de empatia;
-76% tiveram mais compaixão, como na ajuda a um colega com problemas, por exemplo.
Os números mostram que a preocupação com a saúde mental de suas equipes é um caminho que as organizações precisam seguir para garantir um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Do Google para o mundo
O “Search Inside Yourself – Leadership Institute” também leva seus ensinamentos para outras organizações, como as Nações Unidas, Ford e Netflix.
Com aulas e programas presenciais e on-line, seus benefícios ainda são levados para comunidades e indivíduos de todo o mundo.
Outra forma encontrada para difundir o Mindfulness praticado no Google foi o livro “Search Inside Yourself: The Unexpected Path to Achieving Success, Happiness (and World Peace)” (https://www.amazon.com.br/Search-Inside-Yourself-Unexpected-Achieving/dp/0062116932), escrito por Chade-Meng Tan, um dos primeiros engenheiros do Google e um dos responsáveis por levar o Mindfulness para a empresa.
O prólogo do livro é escrito por Jon Kabat-Zinn, o próprio criador do Mindfulness.
Validação
A adoção de forma tão ampla e efetiva do Mindfulness por uma das empresas de maior sucesso do mundo é mais uma validação dessa prática meditativa que busca oferecer mais presença para seus praticantes.
O Mindfulness é ciência, com estudos de credibilidade que comprovam seus benefícios e até mesmo efeitos no cérebro (https://reconectamindfulness.com.br/o-mindfulness-e-a-ciencia/).
Assim suas vantagens para o trabalho (https://reconectamindfulness.com.br/como-o-mindfulness-vai-melhorar-o-seu-trabalho/), são inquestionáveis, sendo, também, um treino das soft-skills (https://reconectamindfulness.com.br/voce-sabe-o-que-sao-soft-skills/) do profissional.
O Mindfulness é um aliado para a melhora da qualidade de vida em todos os aspectos, inclusive o profissional.
Conheça e pratique o Mindfulness. Você verá a sua vida mudar para melhor!